quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dica da Semana - Ovos!

O ovo, além da gema e da clara possui uma bolsa de ar que é composta por gás carbônico e que sabemos ser excelente conservante, inclusive utilizado em vegetais processados (folhosos, etc).
Com o passar do tempo, a casca do ovo que é porosa e permeável, vai permitindo a troca gasosa, então sai gás carbônico e entra oxigênio e esse é o processo de envelhecimento dele.


  • Quanto mais rugosa (parece parece chapiscada, com ondulações) e opaca a superfície do ovo, mais fresco ele é. Com o passar do tempo e a troca gasosa, a casca começa a ficar mais lisa, levemente translúcida e brilhante. Corra desses ovos...
  •  O ovo tem dois tipos de clara, uma mais fluida e outra mais firme, que tem a função de sustentar a gema no meio, como se fossem duas cordas. Quando abrir o ovo e você perceber essa diferença entre as claras, então o ovo é novo. Com o tempo a clara fica totalmente fluida.
  • Quando abrir o ovo e a gema se romper facilmente, saiba que esse ovo não é tão novo assim. Cuidado.
  • Para conservar o ovo melhor e diminuir o tempo de troca gasosa, deixe o ovo com o bico virado pra baixo, ou seja, a bolsa de ar ficará pra cima e não será pressionada pelo peso do ovo, assim a troca gasosa vai ocorrer mais lentamente e o ovo durará mais um pouco.
  • Quase esqueço!! Se for guardar na geladeira, apenas passe um pano seco ou levemente umedecido para retirar sujeiras mais grosseiras, mas não lave, porque existe uma substância chamada mucina que protege o ovo. Lave apenas na hora do uso ou os ovos podem estragar mais rapidamente.




** Imagem retirada da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que me diz?