sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Suflê de Cenoura (e muitas outras variações da receita)

Como disse alí em cima no título, a receita é do suflê de cenoura conforme voces pediram, mas, ao longo do passo a passo eu irei dando dicas para uma infinidade de variações que voces podem e devem fazer em casa, ok?

2 unidades de cenoura
3 gemas de ovo
3 claras de ovo em neve
3 colheres de sopa de queijo ralado
1/2 xícara de chá de leite desnatado
2 dentes de alho
um punhado de tomilho (ou o tempero que voces gostarem)
2 colheres de sopa rasa de farinha
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca

Corte a cenoura em rodelas e coloque numa panela com leite, o alho, os temperos e leve ao fogo até que a cenoura esteja macia. (se preciso, adicione mais leite caso ele seque ao longo do cozimento, mas nunca fique com mais que essa medida final)
Despeje no liquidificador tudo isso, adicione as 2 colheres de farinha mais as gemas e bata até virar um creme, volte ao fogo para cozinhar. (é rapidinho) Misture o queijo ralado e reserve.
Se voce parar por aqui, já terá um delicioso creme de cenoura, super leve para acompanhar um filé de frango, um arroz, hmm que tal?
Bem, mas a gente hoje vai fazer um suflê rs então, tire a mistura do fogo, deixe esfriar e enquanto isso bata as claras em neve, até ficar bem fofo, pegue o purê de cenoura e misture delicadamente com as claras, não bata, apenas misture!Unte forminhas individuais com manteiga ou um pirex se não quiser separar as porções, despeje delicadamente a mistura e polvilhe com um pouco de queijo ralado. Preaquecer (ui que horror essa nova gramática!) o forno a 180º e assar por 30 minuto ou até dourar!
E aí mais uma dica para que voces possam variar em cima dessa receita, substitua a cenoura por outro legume, ou legumes variados, temperos diferentes, para novos sabores .. agora é com voces!

6 comentários:

  1. adorei as dicas...elas me ajudarão a variar a utilização de outros legumes ;-)

    ResponderExcluir
  2. Hummmm ... que delicia Sy ... e facinho de fazer?! Vou testar hj ... bjokas! Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, Testou?? É sempre bom ter receitinhas gostosas pra variar o cardápio, né? Bjooos

      Excluir
  3. Acabei de fazer! Na verdade, essa já é a segunda vez, hehehe! Delícia! Delícia! E a cor alaranjada da cenoura??!! Coisa mais linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna Paola!!!!! Que delícia!!! Fica lindo demais mesmo esse laranjão né? ahhaa e bem gostoso! Adoro tbm!!! Beijos amada!!!

      Excluir

E aí, o que me diz?